Marca Nordeste é o início de uma promoção integrada para atrair cada vez mais visitantes estrangeiros aos estados nordestinos
Voltar Página | EMPROTUR - Notícia: 30.09.2025
( Divulgação Embratur )
O Rio Grande do Norte se juntou aos seus oito companheiros nordestinos para trabalhar o Nordeste como um produto turístico único para o mercado internacional. A partir de agora, as belezas, encantos, singularidades e um sem-fim de experiências que nossa região oferece, como cultura, gastronomia, paisagens e belas praias de águas mornas, serão promovidos juntos.
O lançamento da Marca Nordeste pela Embratur e Consórcio Nordeste realizado nessa segunda-feira, 29, já é um marco na promoção turística do país. O evento aconteceu no estande da Embratur, na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, na Argentina. Com a participação de todos os estados da região, a proposta da marca é romper com a lógica da promoção isolada e consolidar um bloco turístico forte, com identidade própria, preparado para atrair ainda mais visitantes estrangeiros.
“A marca Nordeste é a expressão gráfica que assinará as peças publicitárias, as nossas campanhas, mas mais que isso, ela é a expressão do conceito de um bloco de estados, uma região de características únicas, porém diversas, em que o Brasil aposta ser o produto a disputar com destinos internacionais como Caribe, Sudeste Asiático, e será ponta de lança de um crescimento ainda maior do turismo internacional do Brasil. Destaque para o protagonismo do Rio Grande do Norte nesse processo, em virtude de que essa marca foi concebida, foi idealizada pelo Consórcio Nordeste quando a governadora Fátima Bezerra era a presidente”, explica o diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes.
Após destacar as belezas, encantos e diversidade da região, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que o lançamento da marca é apenas o começo de um trabalho mais amplo. “Na verdade, é o primeiro passo. É para que daqui para frente a gente possa pensar em políticas públicas que tragam o mundo para conhecer o Nordeste. Isso significa todo mundo trabalhando junto para que uma região inteira cresça, gere emprego, gere renda e gere felicidade”.
Em 2024, a Embratur e Consórcio Nordeste assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para impulsionar o turismo internacional na região. O plano de trabalho conjunto, voltado para promoção dos destinos, atração de visitantes e investimentos, incluiu ações de marketing, roadshows na Europa e outras estratégias para fortalecer a competitividade da região como destino turístico único, beneficiando os nove estados nordestinos.